quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um pouco sobre artes marciais


Bom dia,

Achei esse vídeo hoje, acho que é de 1999, onde o mestre Helio Gracie da uma entrevista ao Faustão, onde ele defende as artes marciais, resolvi postar, pois até hoje, as artes marciais sofrem com o preconceito daqueles que não conhecem. Até hoje, artistas marciais são tidos como "brigadores" e "arruaceiros". Mas o que acontece, é que esses brigadores e arruaceiros não conhecem as artes marciais, que tem como princípio básico, a auto-defesa e o respeito.

Uma frase que gosto muito de repetir, dita pelo meu professor de muay thai: Existem lutadores e artistas marciais. O que ele quis dizer é que: Os lutadores conhecem as técnicas das artes marciais, mas não utilizam seus princípios, já os artistas marciais utilizam seus princípios antes de lutar...

O sujeito que acredita em si não briga, não briga por que não tem medo de apanhar. E não tem que mostrar nada para ninguém. O Brigador geralmente quer se mostrar, quer passar por valente. Todo brigador é um homem inseguro, ele não acredita nele, e paga para ver. Como muito medroso faz coisa de valente para passar por valente.

O que falta hoje no Brasil é um pouco de humildade, de as pessoas pedirem desculpa, eu acho que é muito difícil hoje você esbarrar com um cara na rua e pedir desculpa. Eu acho que a luta te da auto-confiança para você pedir desculpa para a pessoa. Uma coisa que não existe hoje.

Helio e Royler Gracie









E com isso, fico por aqui,

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, desde que haja respeito mutuo entre as pessoas que comentam/ discutem um assunto postado...